EMTr – TMS

A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva é uma técnica para o tratamento de doenças com o objetivo de estimular áreas específicas do cérebro, relacionadas à depressão e outras doenças. A estimulação é feita por meio de pulsos magnéticos gerados por um equipamento desenvolvido para esta técnica.
O tratamento é feito por uma série de sessões, em que o paciente recebe os estímulos. O número de sessões é deter- minado diante avaliação de cada caso. A técnica não é invasiva e quase não apresen-
ta efeitos colaterais. Alguns pacientes podem apresentar uma leve sensação de desconforto ou dor de cabeça passageira após as aplicações. Cada aplicação dura cerca de 20 minutos, as primeiras aplicações são realizadas diariamente, com intervalo aos finais de semana.
Durante toda a aplicação o paciente fica consciente, acordado e sentado em uma poltrona. Este é um tratamento seguro e os profissionais envolvidos são altamente qualificados para avaliar e aplicar a EMTr.

Contra Indicações:
Existem apenas contra-indicações relativas, como pacientes que sofreram algum tipo de neurocirurgia (com clipse metálico inseriudo) e que possuam aparelho biomédico (como marcapasso).

Tratamento aprovado pela FDA e Anvisa.
A Estimulação Magnética já foi extensamente pesquisada e seus benefícios á foram comprovados e continuam sendo estudados.
A técnica foi aprovada pela FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos EUA, em 2008 e no Canadá em 2002. No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentou o uso do aparelho de Estimulação Magnética em março de 2006.
O tratamento também vem sendo amplamente estudado em diversas doenças, tais como: Esquizofrenia, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno do stress pós-traumático (TSPT), síndrome de Toerette, zumbido, doença de Parkinson, transtorno bipolar e demências.

Benefícios:

Alta eficâcia. A eficácia da Estimulação Magnética está diretamente relacionada com diversos fatores, tais como: indicação correta, diagnóstico, gravidade, cronicidade, refratariedade de cada caso entre outros. A Taxa de eficácia em média é de 60 a 70%.

Efeito colateral. Poucos ou ausência de efeitos colaterais. Comparada à medicação a EMTr apresenta muito menos efeitos colaterais, podendo ser indicada em casos de pacientes que não toleram medicação.

Aplicabilidade. As aplicações são realizadas por profissionais qualificados. A cada sessão o profissional avalia junto ao paciente a evolução do tratamente e definido individualmente.
Não Invasivo. Tratamento seguro, não invasivo e não requer anestesia. Não é preciso interromper tratamento com medicamentos para iniciar a EMTr.

Resposta rápida. Rápida resposta ao tratamento com a Estimulação Magnética, (geralmente após uma semana de aplicações).

Manutenção. Após o tratamento inicial (10 a 20 sessões) avalia-se qual será o programa de manutenção.

Não limitador. Durante o tratamento com a Estimulação Magnética, as atividades podem ser seguidas normalmente (por ex: trabalhar, estudar).