Pneumologia e Tisiologia

Pneumologia é uma especialidade médica que busca agregar conhecimentos, pesquisar, diagnosticar e tratar as doenças oriundas dos pulmões ou que os atingem, como filtro que é, e nutre todos os outros órgãos. É fascinante, pois requer experiência, estudo e atualização. É abrangente, em função de serem órgãos, que ao receberem o sangue de todo o corpo, para oxigená-lo, atuam como filtro para tudo que circula.

Relativamente nova, aproximadamente meio século, esta especialidade muito avançou no diagnóstico, prevenção e tratamentos nos últimos quinze anos.

Tisiologia

Esta modalidade médica tem suas raízes na Tisiologia, ramo dedicado ao estudo, pesquisa, prevenção e tratamento da Tuberculose. A disseminação universal desta, requeria dos médicos de então, um acervo considerável de saber, que os habilitasse a identificar o mal em todas as suas localizações. O predomínio das lesões pulmonares provocadas pela Tuberculose, fez com que os tisiólogos, no afã de aprofundar estudos, fossem, pouco a pouco, reconhecendo outras doenças pulmonares, que agrupadas, resultaram na especialidade, que vos apresento.